Como priorizar as malhas de controle que apresentam desempenho insatisfatório.
SOLUÇÃO
Diagnóstico e Monitoramento
TIPO DE PROJETO
Gestão de Controle
CLIENTE
Petrobras
SEGMENTO
Óleo e gás
UNIDADE
Refinaria Presidente Bernardes (RPBC)
PERFIL
- A Petrobras opera em 25 países, prioritariamente nas áreas de exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo, gás natural e seus derivados.
- Localização da planta: Cubatão, São Paulo.
- Primeira grande refinaria construída pela Petrobras.
- Projetada em 1952. Quando inaugurada, em 1955, abastecia 50% do país.
- Hoje, representa 11% da produção de derivados de petróleo nacional, com processamento de 170 mil barris/dia.
- Na RPBC, houve a primeira aplicação bem-sucedida de um controlar preditivo multivariável (MPC), grande contribuição para o desenvolvimento da tecnologia de controle avançado nacional.
DESAFIOS
- Melhorar os índices de eficiência energética das unidades de geração de hidrogênio (UGH) e hidro tratamento (HDT) através da auditoria nas malhas de controle
- Projeto de aumento de eficiência energética via Controle Avançado em 16 UPGNs (Unidades de Processamento de Gás Natural) da Petrobras.
SOLUÇÃO
Engenharia
- Mapeamento dos índices de eficiência com potencial de melhoria e das malhas de controle com desempenho insatisfatório.
- Proposição de um conjunto de ações corretivas que precisavam ser realizadas.
Software
- BRPerfX – Monitor de malhas de controle. Permite fácil análise de um grande número de malhas de controle, através de relatórios de desempenho individual e também comparativos entre diversas malhas (Petrobras + UFRGS + TRISOLUTIONS)
Gestão de Conhecimento
- Curso de auditoria de malhas de controle para as equipes de manutenção de automação da RPBC (objetivo é difundir a prática entre outras unidades da refinaria)
RESULTADOS
- No diagnóstico inicial, 32% das malhas apresentaram problemas de sintonia e somente 37% operavam satisfatoriamente. Foi possível atuar sobre as malhas com mau funcionamento melhorando o seu desempenho.