Veja como aplicação de controle avançado com o TriNMPC gerou ganho de 240 barris por dia em plataforma de produção de Petróleo.
SOLUÇÃO
Otimização
TIPO DE PROJETO
Controle Avançado
CLIENTE
Petrobras
SEGMENTO
Óleo e Gás
UNIDADE
Plataforma de produção de petróleo
PERFIL
- A Petrobras opera em 25 países, prioritariamente nas áreas de exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo, gás natural e seus derivados.
- Plataformas de produção: 122 (64 fixas; 58 flutuantes) Refinarias: 16 (3 no exterior).
- Projeto de inovação tecnológica desenvolvido pelo CENPES da Petrobras e o Departamento de Engenharia Química da UFRGS.
DESAFIOS
- Controlar e estabilizar a produção de um poço de petróleo situado em águas ultraprofundas. O TriNMPC atua na válvula choke quando o poço começa a sofrer instabilidade por conta das ondas de pressão, também conhecidas como golfadas ou slugs. O objetivo é evitar paradas operacionais causadas pelas golfadas e com isso aumentar a produção diária do poço de petróleo.
SOLUÇÃO
Engenharia
- Aplicação de controle avançado com estrutura de dupla camada: uma regulatória via controle PID e outra supervisória via MPC (model-based predictive control). A estratégia proposta atua restringindo parcialmente a válvula choke de forma a evitar que a oscilação causadas pelas golfadas (slugs) se propaguem para o sistema de produção, evitando a ocorrência de golfadas severas, o que demandaria a parada completa da produção do poço.
Software
- TriNMPC® – controlador multivariável não-linear que permite utilizar tanto modelos identificados quanto fenomenológicos.
RESULTADOS
- Controle, em tempo real, das ondas de pressão e estabilização do fluxo de produção de petróleo.
- Manutenção de vazão de produção estável, evitando a ocorrência de golfadas (slugs) severas.
- Aumento na produção de óleo em 10% neste poço, ou seja, cerca de 240 barris de petróleo por dia.
Veja nosso software em ação: https://bit.ly/2pPjLRn
Para o download do artigo completo, acesse https://bit.ly/2Iv6Haw