Veja como a aplicação do software TriNMPC permite um sistema com operação mais estável e otimizada.
SOLUÇÃO
Otimização
TIPO DE PROJETO
Controle Avançado
CLIENTE
Klabin
SEGMENTO
Papel e Celulose
UNIDADE
Unidade Monte Alegre
PERFIL
- Maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, é líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais, além de comercializar madeira em toras.
- Única do país a fornecer simultaneamente ao mercado celulose de fibra curta (eucalipto), celulose de fibra longa (pínus) e celulose fluff.
- Possui atualmente 16 unidades industriais – 15 no Brasil, localizadas em sete Estados, e uma na Argentina.
DESAFIOS
- Otimizar a eficiência operacional, reduzindo a variabilidade e assegurar a especificação de duas variáveis importantes do processo, o kappa e a condutividade, principais variáveis do digestor e do sistema de lavagem da polpa.
- Integrar o controle avançado com o sistema automatizado existente no digestor.
SOLUÇÃO
Engenharia
- Implementação de projeto complete de Controle Avançado com a análise e melhorias no controle básico do processo, teste no processo, identificação do modelo e modelagem fenomenológica, partida do controlador, comissionamento, operação assistida e treinamento dos operadores no painel.
Software
- TriNMPC – Trisolutions Non-linear Model Predictive Controller, controlador multivariável não-linear que permite utilizar tanto modelos identificados quanto fenomenológicos (TRISOLUTIONS).
- TriModel, para a identificação dos modelos de processo (TRISOLUTIONS).
RESULTADOS
- Redução de 14% no desvio padrão do kappa, permitindo alterar o ponto de operação da propriedade.
- Redução de 36% no desvio padrão e em 5% na média na condutividade. Essa estabilidade reflete no consumo de insumos químicos no sistema de lavagem.
- Aumento na estabilização do sistema de lavagem a partir controle por faixas dos níveis de filtrado e melhoria no desempenho dos filtros com o controle dos fatores de diluição.
- Redução no número de intervenções no processo a partir da operação mais estável do sistema.