Estabilização de planta com sintonia de malhas garante aumento de produção.
SOLUÇÃO
Estabilização e Segurança Operacional
TIPO DE PROJETO
Sintonia de Malhas de Controle
CLIENTE
Petrobras
SEGMENTO
Óleo e gás
UNIDADE
Unidade de Operações de Exploração e Produção da Bahia (UO-BA)
PERFIL
- A Petrobras opera em 25 países, prioritariamente nas áreas de exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo, gás natural e seus derivados.
- A Unidade de Operações de Exploração e Produção da Bahia (UO-BA) é a mais antiga da Petrobras e até hoje desempenha papel importante na matriz energética da Bahia e do Brasil.
- Tem como objetivo recuperar as frações pesadas de hidrocarbonetos (LGN) contidas no gás natural.
DESAFIOS
- Minimizar a quantidade de hidrocarbonetos na faixa de C3 e maximizar pesados no gás residual vendido.
- Para atingir esse objetivo é necessária uma operação estável e segura do processo a fim de operar a planta mais próximo possível das restrições. Isso só é possível quando as malhas de controle do sistema apresentam desempenho adequado.
SOLUÇÃO
Engenharia
- Levantamento das malhas de controle com desempenho insatisfatório e execução de ações corretivas para melhoria do sistema, executados pela equipe da Petrobras.
Software
- BRPerfX – Monitor de malhas de controle. Permite fácil análise de um grande número de malhas de controle, através de relatórios de desempenho individual e também comparativos entre diversas malhas (Petrobras + UFRGS + TRISOLUTIONS).
RESULTADOS
- Redução no percurso e no número de inversões das válvulas.
- Redução no número de malhas com comportamento oscilatório.
- Aumento da eficiência de recuperação do LGN, propiciando um aumento médio na sua produção de 9,9%, sendo 4,17% associado com a sintonia dos PIDs e 5,73% com a definição da nova estratégia de controle.
- Os ganhos com a sintonia foram de US$1,8 milhão/ano, enquanto os ganhos relativos à troca da estratégia de controle propiciaram mais um incremento na ordem de US$ 2,5 milhões por ano.