“As técnicas estão aí para quem quiser usar. A diferença é saber como e onde aplicá-las”, diz Ariel Kempf, especialista líder na área de inovação da empresa.
A Trisolutions é uma das empresas mais inovadoras do Brasil e investe constantemente em seus softwares para deixá-los cada vez mais rápidos e eficazes. As tecnologias usadas nos processos de Indústria 4.0, como as técnicas de Machine Learning, por exemplo, trazem excelentes resultados nesse sentido.
A partir de testes aplicados sobre dados disponibilizados pela Nasa, a Trisolutions tornou o TriGeA, sua plataforma de gestão de ativos industriais, ainda mais inteligente. Como os dados já haviam sido tratados por outros estudos, foi possível verificar se a tecnologia desenvolvida pela Trisolutions apresentava resultados válidos. Ao final do processo, os valores obtidos foram inclusive mais refinados do que os dos outros estudos.
Outro ponto importante é que o desenvolvimento da Trisolutions, é totalmente desenvolvido em Python. “Usamos essa linguagem justamente para aplicarmos o conhecimento adquirido diretamente em nossos softwares próprios”, explica Ariel.
O objetivo é aprimorar os algoritmos que predizem falhas em qualquer tipo de equipamento. A primeira aplicação completa que usa as técnicas de Machine Learning no TriGeA é a de detecção de agarramento em válvulas de controle. Nesse caso, o diagnóstico chega a ser até 50% mais preciso do que em outros estudos.
Outra solução Trisolutions que está ganhando mais robustez com o uso de Machine Learning e de técnicas avançadas de Data Mining é o Landscape, sua ferramenta para Gestão de Competitividade Operacional. O Landscape reúne informações globais sobre o processo industrial e as apresenta de forma clara e dinâmica, apoiando nas tomadas de decisão para o aumento efetivo da rentabilidade das plantas que atende.